Debian Wheezy

Ainda no decorrer desta semana, decidi instalar a versão alpha da futura versão LTS do Ubuntu. A coisa pareceu-me ainda demasiado alpha ou experimental, com crashes sucessivos do compiz que desconfio serem causados pelo Gwibber. Aliado a isso, o facto de ainda nao me conseguir adaptar por completo à Unity, levou-me a retornar à versão mãe que descobri recetemente: DEBIAN <3.

Desta feita, escolhi optar pela versão testing. De destacar para já três coisas:
1) vem como desktop manager a última versão da gnome shell ou Gnome3
2) à semelhança da versão LTS e de algumas versões recentes do Ubuntu, a suite de produção, já não é o openoffice, mas sim o LibreOffice. Desconheço a razão esta mudança, mas se souberem agradeço que me digam
3) encontrei alguns problemas, pós-instalação e como de costume recorri ao comando “sudo gedit”e não havia gedit para grande espanto meu. Nada que não resolvesse prontamente.

Em relção aos problemas encontrados, nos próximos posts irei mostrar como os resolvi, nomeadamente problemas como o grub e o facto do meu user name não se encontrar na lista de sudoers, ou seja, não tinha permissão para efectuar o comando sudo.

 

Debian Wheezy

Leave a Reply

