Resolução do ecrã não é a que devia… E agora?

Bom, como podem ver pela imagem, após a instalação fresquinha da nova versão 6.0.4 do debian, reparei que a resolução do meu desktop, não era a que realmente deveria ser, para espanto meu. Ou seja, eu deveria ter uma resolução adequada ao meu monitor e providenciada pelo meu hardware restante.
Aparentemente deve-se ao facto do kernel que vem de origem nesta versão, não gosta muito de hardware sandy bridge. Assim sendo, impera que se deva actualizar quer a imagem de kernel, quer o xserver
Então, vamos primeiro actualizar o kernel e só depois o xserver, se fosse o contrario, a coisa não correria bem.
Para o efeito, vamos utilizar os backports do debian, visto que os repositórios normais não têm kernel a não ser o que vem de base com a versão em causa, caso contrario ao instalar via netinst ou business card viria logo com kernel mais recente.
Sobre os backports podem encontrar indicações aqui e aqui.
Se quiserem ter uma lista de repositórios lindinhos onde não se têm de preocupar com nada obtenham-nos aqui e substituam a actual lista de repôs que possuem.
1) Depois de actualizarem os repositórios com as backports e tudo o mais, façamem modo root

$ apt-get update

2) depois vamos instalar o kernel. Para isso procurem nas backports aqui a versão do kernel que desejam e de acordo com a arquitectura do vosso sistema e copiem apenas o nome e corram o seguinte substituindo os X.X.X-XXXXX pelo nome da imagem de linux que pretendem instalar.

$ apt-get install -t squeeze-backports linux-image-X.X.X-XXXXX

3) depois re-iniciem a máquina
4) podem reparar que o sistema já detecta a resolução da indicada para o vosso sistema. Mas falta instalar o X
Para isso em modo root digitem

$ apt-get install -t squeeze-backports xserver-xorg xserver-xorg-video-intel

5) Voltem a reiniciar a maàquina e já està.

NOTA: para conseguir isto, reportei o meu problema no debian forums neste tópico. o meu muito obrigado a todos os que me ajudaram 🙂

Resolução do ecrã não é a que devia… E agora?

7 thoughts on “Resolução do ecrã não é a que devia… E agora?

  1. pedro says:

    tenho, mas já não dou uso a isso tiago. e para que mais leitores possam partilhar de dúvidas e afins, prefiro responder a todas as tuas questões por aqui. possuimos entao a mesma grafica. creio. nao estou certo da minha ser chip 2000 ou acima, mas creio ser isso.
    também não possuo grandes conhecimentos de linux, mas ajudo-te sem problemas.
    manda vir as tuas questoes.
    abraço

  2. Tiago reis says:

    tem msn? queria conversar com vc. sou iniciante no linux, instalei o debian, e também estou com problema quanto a resolução do video. meu pc também é do novo i5 (2° geração)

    placa grafica hd 2000

  3. pedro says:

    não percebi muito bem o que intalaste. “instalei o linux-base 3.4” não sei ao que te referes. lamento. estás a usar debian?

  4. então. no meu pc, está aparecendo apenas a resolução de 800 x 600, sendo que meu monitor aceita até 1024 x768, a saber a placa gráfica, que com certeza suporta muito mais que isso. Ela também nao aparece
    diz que o monitor é desconhecido (acho que refere-se a placa gráfica).

    instalei o linux-base 3.4 (pacote),
    depois para instalar o linux-image 3.2, pede estes:

    um firmware linux free > =3, já procurei e não achei, só vejo o de 2.6.32

    também aparece um tal de initramfs (<0,99~)

    não sei o que fazer, espero que possa me ajudar, e se possível mandar os links dos pacotes que vc usou ou o que eu possa usar no meu caso.

    estou usando a mesma versão que vc.
    aguardo…

  5. Jack Pidwell says:

    se actualizaste o kernel, entao so tens de actualizar os teus repositorios e adicionares os debian backports.
    depois disso é só procederes com a instalaçao do resto.
    eu nao aconselharia a instalar essa imagem de kernel. o 3.2 é o melhor.
    checa
    apt-get install -t squeeze-backports linux-image-3.2.0-0.bpo.1-amd64. nao sei se entretanto foram actualizadas, mas é o que tenho a correr no meu debian wheezy. acima disso, nao recomendo devido à instabilidade e incompatibilidade do sistema.
    depois de instalar esse kernel, instalas
    apt-get install -t squeeze-backports xserver-xorg xserver-xorg-video-intel
    e fica tudo joia!

Leave a Reply

